O GLOBO NEWS

Paulo Guedes é investigado por fraude em fundos de pensão


O Ministério Público Federal em Brasília está investigando o economista Paulo Guedes, mentor econômico do candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL), pela suspeita de estar associado à  executivos em um esquema que frauda negócios ligados a fundos de pensão em estatais. A investigação aponta que em seis anos Guedes teria recolhido ao menos 1 bilhão de reais.
 
Segundo a reportagem do jornal Folha de S. Paulo, os executivos seriam ligados ao PT e ao MDB e a  investigação apura se Guedes teria cometido crime por gestão fraudulenta ou temerária, por suposta emissão de títulos sem lastro ou garantias ao negociar, obter e investir recursos desses fundos.

A operação indevida dos recursos teria sido feita desde 2009 junto com os executivos indicados pelos partidos. Entre estatais que sofreram com a fraude estão o Banco do Brasil (Previ), Petros (Petrobrás), Funcef (Caixa Econômica), Postalis (Correios) e BNDESPar - braço de investimento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). 

O MPF afirma que há indícios de o economista se associou aos executivos para fazer a gestão emissão e negociação de títulos imobiliários sem lastro ou garantias. O crime teria ocorrido entre 2009 e 2013.

Na época, a previ era gerida por Sérgio Rosa, e a Petros por Wagner Pinheiro. Já a postalis estava sob o comando de Alexej Predtechensky.A investigação está sendo feita pela Operação Greenfield, que apura esquemas em fundos de pensão baseados em relatórios da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar).

Postar um comentário

0 Comentários
* Por favor, não spam aqui. Todos os comentários são revisados ​​pelo administrador.

Top Post Ad

Below Post Ad

VISITAS

Politica